from 0 review
Passeio diário
1 person
English, Espanol, Portuguese
Fundada em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado do rei D. Sebastião, essa preciosidade histórica veio enfeitar a Serra de Sintra . Na época em que foi fundado, foi-lhe concedido o nome de Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra e entregue a frades franciscanos.
O Convento dos Capuchos , ou “Convento de Cortiça” como também é conhecido, faz a diferença pela pobreza de elementos arquitetônicos e de decoração . Salta aos olhos também o revestimento e adornos em cortiça , que complementam o elemento natural e ajudavam na isolação contra o frio da serra.
Foi construído seguindo uma filosofia minimalista, dando antes prioridade ao aperfeiçoamento espiritual. De dimensões reduzidas, integra-se na perfeição no ambiente, respeitando assim a harmonia com a Natureza.
A simplicidade do convento era tal, que o prórpio rei D. Filipe I de Portugal , chegou a comentar: “De todos os meus reinos, existem dois lugares que eu realmente aprecio, El Escorial por tão rico e o convento de Santa Cruz para tão pobre.”
Tem a particularidade de ter as salas e portas bem pequenas, pois todos os monges que aqui estavam, estavam em penitência ou promessa e andavam curvados. Hoje em dia, só é possível passear pelos restos do convento franciscano.
A visita ao convento, é a desculpa perfeita para percorrer os trilhos da Serra e respirar ar puro. A mata representa de forma notável a flora endógena de Sintra , tendo sido durante séculos preservada e acarinhada pelos religiosos do convento. Seu estado de conservação, consolida a importância natural desse santuário peculiar, que é a Serra de Sintra.
Leve já o seu bilhete e descubra os recantos mágicos deste retiro franciscano!
Deixe uma avaliação